top of page
GUIA DA NOTÍCIA

Projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ recebe ‘Rio International Cello Encounter’

Projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ recebe ‘Rio International Cello Encounter’


Encontro de violoncelistas internacionais começa nesta quinta-feira, 3, com masterclass para violoncelistas do projeto; na sexta-feira, 4, haverá um concerto da Orquestra de Cordas de Volta Redonda


O Projeto “Volta Redonda Cidade da Música” recebe de 4 a 18 de agosto o encontro de violoncelistas internacionais. Em sua 29ª edição, o “Rio International Cello Encounter” promove uma grande festa do violoncelo, em suas múltiplas linguagens e com apresentações diversas.


O encontro começa nesta quinta-feira, 3, em Volta Redonda com masterclass exclusiva para a classe de violoncelos do projeto, com o violoncelista inglês David Chew. Além de ensaio da orquestra com solistas na sede do Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, localizado na Avenida Graham Bel, número 89, bairro Vila Mury.


A maestra e coordenadora do Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, Sarah Higino, destacou que ao longo de sua extensa trajetória, o encontro Rio Cello consolidou-se como uma grande plataforma multicultural e que a parceria com o projeto dura mais de uma década.


“O projeto recebe o Rio International Cello Encounter há mais uma década. Esta parceria é uma honra para todos do ‘Volta Redonda Cidade da Música’. O encontro alia música, dança, poesia, artes plásticas e cinema com grande sofisticação artística, com uma renomada programação. Além de ser uma excelente oportunidade para troca de experiências com nossos alunos e professores”, disse a maestra.


Concerto aberto ao público


Dentro da programação do “Rio International Cello Encounter” haverá um concerto da Orquestra de Cordas de Volta Redonda nesta sexta-feira, 4, às 19h30, no Cine 9 de Abril. O concerto é aberto ao público e a entrada é gratuita.


O programa do concerto será bem variado incluindo desde a música barroca do século XVIII, composições de Antonio Vivaldi aos tangos de Blas Rivera e Astor Piazzola. Com a participação dos solistas David Chew, o idealizador do Rio Cello, e Blas Rivera, que é saxofonista e compositor argentino; da soprano Juliana Franco; dos violinistas da Orquestra Sinfônica e do quarteto de Cordas da UFF, Tomaz Soares e Luísa de Castro; e da violista Reneide Simões, que também é professora de viola do Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”.


O mesmo concerto será apresentado na Igreja da Candelária, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no domingo, 6, às 16h com a regência da maestrina Sarah Higino, coordenadora do Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”.


O encontro


O Rio International Cello Encounter conta com a participação do compositor e maestro Gilson Peranzzetta, do saxofonista Mauro Senise, do Quarteto de Cordas da UFF (Universidade Federal Fluminense), da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, das sopranos Juliana Franco e Juliana Kreling e da contralto Daniela Mesquita, entre outros. Atrações internacionais também estão confirmadas nesta edição, como a soprano Patrícia Melanca, o saxofonista Blas Rivera de Argentina, os cellistas Lars Hoefs dos Estados Unidos (EUA) e o Ensemble de Cellos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Fotos de arquivo- Secom/PMVR.

Bình luận

Đã xếp hạng 0/5 sao.
Chưa có xếp hạng

Thêm điểm xếp hạng
bottom of page