top of page
GUIA DA NOTÍCIA

Munir Neto apresenta Centro de Cuidado à Pessoa Idosa com Alzheimer em audiência pública na Alerj

Projeto criado pelo deputado foi um dos destaques da audiência que debateu políticas públicas para as pessoas idosas


O deputado estadual Munir Neto apresentou o projeto do Centro de Cuidado à Pessoa Idosa com Alzheimer na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A apresentação, feita a pedido da promotora Cristiane Branquinho, ocorreu durante audiência pública presidida pelo parlamentar nesta quarta-feira, dia 14, que discutiu violência contra a Pessoa Idosa e a situação das ILPIs no Estado do Rio de Janeiro.


A promotora Branquinho ressaltou a importância de projetos como o criado por Munir em Volta Redonda, uma vez que há uma alta nos casos de demência nas Instituições de Longa Permanência (ILPI) de todo o estado.


A Audiência contou com a participação de representantes do governo estadual, da Fundação Leão XIII, secretárias municipais de Assistência Social, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e Conselhos Municipais de Idosos, Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Rio de janeiro (Faaperj) e Associação de Cuidadoras.

“A questão da violência é complexa, existem vários tipos de violência: física, econômica, psicológica e sexual. Essas violências ou estão na base das causas ou agravam os quadros de demência e causam enorme sofrimento à pessoa idosa. Está mais do que na hora da sociedade se mobilizar por soluções definitivas”, frisou o deputado Munir.


A audiência também tratou sobre fraudes financeiras contra pessoa idosa, praticada por estelionatários, instituições criminosas e até familiares. Patrick Berriel, advogado especialista em Direito Penal Econômico e presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-Barra da Tijuca, frisou que o Estatuto do Idoso tem mais de 20 anos e precisa de um aperfeiçoamento. “Uma legislação atualizada é uma legislação mais eficaz”.


Vilma Duarte Camara, Neurologista e Geriatra, diretora científica da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz RJ) chamou a atenção para os casos de violência social, onde a sociedade olha a pessoa idosa como inútil. Segundo ela, queda, acidente de trânsito e homicídio são as principais causas de violência contra idosos e a solução para isso é criar no setor de saúde a consciência da urgência que o idoso requer. “O idoso que cai uma vez, cairá novamente em curto período de tempo”, frisou. Também o baixo quantitativo de ILPIs públicas foi criticado por ela.

“Vamos pegar todo esse conhecimento e essas demandas compartilhadas na audiência para fazer um projeto de lei e avançar nesse tema da pessoa idosa no Estado do Rio. Continuaremos trabalhando para que isso acabe. É difícil? É! Mas todo mundo junto, poder público, o Legislativo e a população em geral, representando a sociedade civil, certamente estamos no caminho certo para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Munir Neto.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page