top of page
GUIA DA NOTÍCIA

Estudantes e professores do UniFOA participam como juízes da competição de robótica Fira Rio

O final de semana foi marcado por intensas disputas de robótica em Volta Redonda. O tradicional torneio Fira Rio, que reúne alunos de escolas públicas e privadas, foi realizado nos dias 7 e 8 de julho no Shopping Park Sul, e contou com a participação de oitenta equipes de todo o estado. Pela primeira vez, a competição foi sediada na cidade, atraindo mais de 2.500 pessoas nos dois dias de evento.


Um destaque especial foi a participação de estudantes e professores do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda como juízes da competição. Os alunos do curso de Sistemas de Informação foram: Cayque Siqueira Mantesso, Samuel de Campos Lima, Lucas Ribeiro Goulart, David Azevedo e Uriel Souza Reis Moutinho; de Engenharia Elétrica: Marco Antônio Clélio Oliveira Dias e Caroline dos Reis Rossi Fernandes; Publicidade e Propaganda: Vinícius Gomes Nunes; Direito: Kaike Feijó Ribeiro de Castro; e de Odontologia: Mauro Sérgio Ribeiro de Moraes.


Entre os docentes, estiveram o pró-reitor de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino, Rafael Teixeira; o coordenador de Sistemas de Informação, Carlos Eduardo Vieira; coordenadores de cursos da Graduação Digital, Koffi Djima Amouzou e Osni Silva, além das professoras Lana Oliveira, Lara Prado, Mônica Norris e Glauter Januzzi. Juntos, eles representaram a instituição de ensino e contribuíram para o sucesso do evento, em que também atuaram em atividades de suporte, como organização e pesagem.


Leia também: Workshop sobre ChatGPT no Marketing Digital é promovido por egressos do UniFOA nesta quinta (27)

O Fira Rio é uma etapa estadual do Fira Brasil, e as equipes competiram em quatro modalidades: cliff hanger (uma espécie de sumô entre robôs), cabo de guerra, DRC-Explorer e missão impossível. Os participantes demonstraram habilidades técnicas e estratégicas, projetando e programando seus robôs para enfrentar os desafios propostos.


Além da competição em si, o Fira Rio também teve um importante papel na seleção das equipes que avançarão para a fase nacional, programada para acontecer em novembro, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Um total de 29 equipes foram classificadas para essa etapa, incluindo alunos de Volta Redonda.


A participação no Fira Brasil proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas, criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas, aspectos fundamentais para o mundo contemporâneo. Os organizadores do evento parabenizaram todos os participantes pelo desempenho e dedicação, e destacaram a importância da robótica educacional como uma ferramenta para estimular o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.


Com a realização da etapa estadual do Fira Rio em Volta Redonda, a cidade se consolida como um polo de incentivo à inovação e à educação tecnológica, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de talentos e o fortalecimento do ensino na área de robótica. A expectativa agora está voltada para a fase nacional, onde as equipes classificadas buscarão representar o estado do Rio de Janeiro com excelência.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page