top of page
GUIA DA NOTÍCIA

Equipes de robótica de Volta Redonda visitam prefeito Neto antes de torneio

Equipes de robótica de Volta Redonda visitam prefeito Neto antes de torneio


Cidade vai sediar campeonato estadual nos dias 7 e 8 de julho, no Shopping Park Sul, em parceria com a Fira Brasil; são esperadas 60 equipes participantes


O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, recebeu na tarde dessa quinta-feira (22) cerca de 60 estudantes da rede municipal de ensino, que participarão da etapa estadual do torneio de robótica no mês que vem. A competição acontecerá nos dias 7 e 8, no Shopping Park Sul, em parceria com a Fira Brasil (Copa do Mundo de Robôs). Eles estiveram no gabinete para agradecer o apoio que estão recebendo para a disputa e fizeram demonstrações de robôs construídos por eles. Os secretários municipais de Educação e Comunicação, Sérgio Sodré e Rafael Paiva; e o presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado, também estiveram presentes.


Além de unir ciência, tecnologia e criatividade, a etapa que acontecerá em Volta Redonda vai qualificar equipes para a disputa nacional, que credencia para a Copa do Mundo de Robótica. São esperadas 60 equipes, sendo que 24 sairão classificadas para a etapa seguinte. São cinco equipes de colégios municipais de Volta Redonda que irão participar - cerca de 50 alunos.


“Fico feliz em ver tantos alunos interessados em participar. Tenho certeza que representarão muito bem a nossa cidade. Em três meses (de trabalho), nós estaremos em condições de competir com todos aqueles que estão há anos treinando. Parabéns a vocês, a todos os profissionais envolvidos e ao Sodré. Podem contar conosco, recurso não vai faltar para fazermos o melhor”, afirmou Neto, que ganhou das mãos dos estudantes uma camisa personalizada de uma equipe de robótica.


Sodré enfatizou que Volta Redonda sediar e contar com equipes disputando o Fira 2023 só foi possível graças ao apoio incondicional do prefeito. “O prefeito Neto nos colocou este desafio e nós aceitamos. Levei para a secretaria de Educação e todos abraçaram a ideia. Profissionais muito dedicados, assim como os nossos alunos. Independentemente do resultado, vocês já são campeões”, falou.


A aluna Cléo Soares dos Santos, de 14 anos, resumiu como foi a sensação de visitar o chefe do Executivo e a expectativa para o torneio. “A visita ao prefeito foi maravilhosa. Porque foi uma forma dele ver o que as equipes estão fazendo antes do torneio. A minha expectativa é muito grande. Representar Volta Redonda e todas as escolas públicas no meio da tecnologia. Colocar a periferia em outras cidades e países”, disse Cléo.


Transformando o sonho em realidade


O coordenador do Centro de Mídias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Felipe Nóbrega, que acompanhou os estudantes até o gabinete do prefeito, disse que o dia foi de muita alegria e histórico para a rede pública da cidade.


“Em um ‘esforço de Hércules’ dessas crianças, professores e da parceria nossa com o Sesi, a gente está conseguindo colocar esses estudantes para competir em pé de igualdade com escolas de todo o estado. Volta Redonda terá o maior evento de robótica que já foi feito; mais ou menos 400 estudantes competindo por vagas na etapa nacional, que ocorrerá em Juazeiro do Norte (CE). E quem sabe também não possamos sonhar com a disputa internacional no ano que vem, que ocorre no Canadá?!”, comentou.


A professora Elaine Fialho, do Colégio Municipal Espírito Santo, disse que o encontro com o prefeito Neto e secretários mostrou aos alunos que eles podem vislumbrar um futuro melhor. “Quando nossos alunos estão neste momento, perto do prefeito, do secretário de Educação, é de uma importância muito grande, porque eles sabem que podem mais, merecem mais e vão conseguir. Creio nisso e vejo que aqui tem mais gente que acredita como eu”, disse.




Fotos: Cris Oliveira/PMVR

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page